Dar o peixe, ensinar a pescar ou remover os muros?

Tecnologias de informação

Sem comentários

O envolvimento das tecnologias de informação no meio social provocou alterações substanciais nas configurações chave que compõem a base material da sociedade mesmo a âmbito mundial, destacando-se a estruturação de um novo tipo de organização social, sustentado em redes de computadores, originando a sociedade em rede. 

Observou-se que a questão da identidade se tornou um problema fundamental nas análises que os autores fizeram do actual contexto de modernidade; a identidade tornou-se um processo de construção constante. 

A formação de comunidades virtuais em rede pode considerar-se uma estratégia para o indivíduo que se relaciona no ciberespaço, para ser reconhecido como diferente, sendo que esta prática de procura de mecanismos de identificação é uma prática constante na história da humanidade. 

O diferencial desta nova possibilidade de estabelecer relações sociais virtuais reside na forma de obtenção de traços de identificação, pois aqui o indivíduo selecciona o grupo de que pretende fazer parte, de acordo com os seus interesses particulares. 

As comunidades virtuais são o resultado da colisão das novas tecnologias de comunicação na estrutura da sociedade, a partir da consolidação da cibercultura e da fragmentação das identidades culturais, reflexo do efeito da globalização, que por si só, implica distanciamento da ideia sociológica clássica da sociedade como um sistema delimitado, onde todos os indivíduos compartilhavam um sentimento de comunidade. Esta noção perdeu a sua força pela sua própria fragilidade, pois o conceito de comunidade e o de nação são construções imaginadas.

By Fatma



Sem comentários :

Enviar um comentário